top of page
  • estadodaartese

Entenda mais sobre o Team Building



Se a equipe está desmotivada, em constante conflito ou apatia, é hora de recorrer ao team building.

Através de um conjunto de atividades, essa metodologia favorece a colaboração e integração entre colegas, elevando a produtividade.

Também contribui para melhorar o clima organizacional, diminuir atritos e potencializar os talentos dos colaboradores.

Assim, todos caminham na mesma direção, cientes de que seu trabalho é importante para o sucesso da empresa, como um todo.

Quer saber mais sobre o universo do team building, construção e gestão de equipes de alta performance?

Então, continue lendo este artigo.

Veja os tópicos que preparamos para você nesta leitura:

  • O que é team building?

  • O que é proposta de team building?

  • O que é metodologia team building?

Se o assunto interessa, acompanhe até o final!


O Que É Team Building?

O que é team building?

Team building é uma expressão que pode ser traduzida como formação ou consolidação de equipe.

Podemos dizer que ela se refere a uma série de atividades utilizadas para criar e fortalecer as relações entre pessoas de um mesmo grupo, ou, no contexto corporativo, de uma mesma equipe ou departamento.

O team building vem ganhando espaço nos últimos anos entre as técnicas empregadas por gestores, empreendedores e profissionais de Recursos Humanos.

Isso porque ele tem o poder de aproximar os colaboradores, reforçando laços verdadeiros que impulsionam a solução de problemas e desafios no trabalho.

Veja, por exemplo, o que diz Joseane Lima de Moura em dissertação na Universidade Autónoma de Lisboa:

A performance do Team Building tem como características principais o aspecto lúdico, desafiante e de ambientação outdoor, resultando numa proposta de efeito inusitado e inovador para os participantes

Nesse contexto, a consolidação de equipes tem como atividades principais as dinâmicas, jogos, perguntas e até esportes.


O Que É Proposta De Team Building?


A proposta de team building é a razão por trás dessas atividades.

Em um primeiro momento, esses eventos ou tarefas podem parecer sem propósito ou superficiais, especialmente porque oferecem momentos de lazer.

Mas não se engane.

Quando bem planejada, a consolidação de equipes tem objetivos claros, possibilitando a identificação de forças e fraquezas, tanto de indivíduos quanto dos times.

Uma dinâmica de grupo, por exemplo, pode evidenciar amizades, problemas em relacionamentos e comportamentos que dificilmente seriam observados no dia a dia.

Ainda, revelar os talentos de times inusitados, com funcionários provenientes de departamentos distintos.

De qualquer forma, é essencial definir metas claras para o sucesso de cada ação de team building.


O Que É Metodologia Team Building?


No início deste artigo, indicamos o team building para equipes desarticuladas ou que precisem renovar a motivação dos funcionários.

Contudo, lideranças e empresas podem adotar essa metodologia de modo integral, como uma ferramenta de gestão de pessoas.

Para tanto, vale traçar um planejamento que inclua atividades de team building no calendário de seu departamento ou equipe, tornando-as uma rotina dentro da companhia.

Através de uma estratégia ampla, será possível, inclusive, testar vários tipos de ações e escolher quais são mais eficazes em determinado momento.

Desse modo, a metodologia team building vai fornecer suporte constante para gestores e o time de RH, por meio da captação de informações e comparações para verificar, por exemplo, se um conflito foi solucionado.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Auditor SGI NBR ISO 9001, 14001 e 45001

Um Auditor de SGI (Sistema de Gestão Integrada) é um profissional que avalia e verifica a conformidade de uma organização em relação a normas e requisitos de sistemas de gestão integrados. Esses siste

Comments


bottom of page