A gestão de projetos reduz os custos do projeto melhorando a eficiência, amenizando os riscos e otimizando os recursos.
Os benefícios da gestão de projetos
1- Redução de custos
Uma das principais funções da gestão de projetos é monitorar e planejar os gastos de um projeto. O gestor de projetos, por meio do gerenciamento de custos, analisa a necessidade de determinado gasto e as possíveis formas de economizar, principalmente por meio do aproveitamento das oportunidades.
Depois que os gastos são calculados e previstos, fica mais fácil respeitar o orçamento definido no começo do projeto, já que as consequências de cada gasto ficam mais claras.
2- Cumprimento de prazos
O gerente de projetos também tem como função auxiliar na criação de um cronograma para sua execução, propondo prazos de início das etapas e de entrega de seus resultados.
Como um projeto pode ser imprevisível, o gestor de projetos guia a criação do cronograma de modo mais flexível, que seja possível alterar datas de acordo com imprevistos e problemas, para que os atrasos sejam poucos e pequenos, não afetando a satisfação do cliente.
Quer aprender a criar um cronograma que facilite a execução dos seus projetos? Então confira nosso e-book sobre como criar um cronograma de projeto!
3- Engajamento dos colaboradores
A gestão de projetos, por organizar funções e equipes, faz com que os colaboradores tenham um melhor entendimento do impacto de seu trabalho no desempenho da empresa. Isso melhora também a comunicação entre as equipes, que passam a entender como cada etapa de um projeto afeta diretamente a próxima, e a relação entre gestor e colaborador.
Junto com isso, os colaboradores se sentem mais importantes no resultado do projeto e seu engajamento aumenta. Assim, se esforçam mais para fazer boas entregas e criar um bom produto final.
4- Prevenção contra riscos
Todo projeto apresenta vários riscos que são impossíveis de prever. Porém, um gestor de projetos tem a função de estudar os possíveis riscos e planejar maneiras de evitá-los ou contorná-los.
Essa análise pode ser feita com base em projetos anteriores, para que seja possível entender o que a empresa já faz bem e o que precisa melhorar.
O gerenciamento de riscos é uma das funções mais importantes de um gestor de projetos, e por isso não deve ser deixada de lado! Para entender o que é gerenciamento de riscos e como fazer, confira nosso post sobre o assunto!
5- Satisfação dos clientes
Como mencionamos antes, um projeto é requisitado por um cliente e, por isso, todo o trabalho das equipes é direcionado para garantir que suas expectativas sejam alcançadas.
Com a aplicação da gestão de projetos, todo o desempenho das equipes aumenta e o produto final é entregue no prazo definido, respeitando o orçamento e fazendo bom uso dos recursos disponíveis. Assim, o cliente fica muito mais satisfeito com o resultado do que com um produto entregue com atraso e de má qualidade. A gestão de projetos é muito importante, mas seria impossível aplicá-la sem o gestor de projetos. Esse profissional é encarregado de várias funções essenciais para o sucesso, por isso, como mencionamos antes, ele deve obter certas habilidades e ser escolhido com cuidado. Para saber mais sobre a importância do gerente de projetos e suas funções, confira nosso texto sobre o assunto!
Comments